Botucatu inaugura Escolinha de Trânsito e sede da Habitação

Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Botucatu, por meio das Secretarias de Transporte e Habitação, realizou a entrega oficial de duas novas e importantes obras para a Cidade: a Escolinha de Trânsito e a nova sede da Secretaria de Habitação. Ambas na Rua Amando de Barros, 2.741 – Lavapés. As inaugurações contaram com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto, e de diversas autoridades da Cidade, como secretários, funcionários e o público em geral.

Na Escolinha de Trânsito foram investidos aproximadamente R$ 35 mil na reforma do galpão (antiga gráfica municipal), localizado na própria sede da Semutran. O espaço de quase 150m² tem como objetivo educar as crianças de Botucatu e região sobre o trânsito.

A Semutran espera receber em torno de 40 crianças por semana, oriundas da Patrulha da Paz, projeto da Guarda Civil Municipal, da JCC (Jovens Construindo a Cidadania), projeto da Policia Militar e das próprias escolas do Município.

A Escolinha ainda complementa outro importante projeto que é realizado em Botucatu desde 2010: “Se essa rua fosse minha”. Ele consiste na distribuição de materiais educativos como livros, DVDs e jogos, produzidos pela editora FAMA, além da capacitação de professores e alunos para a discussão de temas como educação, segurança e cidadania no trânsito.

O secretário de Transporte, Vicente Ferraudo, destaca que em Botucatu existe atualmente, dentro da dinâmica escolar, uma matéria que aborda o tema trânsito. Ele ainda destaca que Botucatu assinou no ano passado o pacto mundial elaborado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual compromete os países, entre eles o Brasil, a desenvolverem, nos próximos dez anos, ações concretas para a redução em 50% do número de feridos e mortes causadas no trânsito. Mas ainda assim, acontecem muitos acidentes no Município.

“Por isso por meio desta escolinha e de diversas atividades, investimos nas crianças para ter um trânsito melhor, porque daqui a alguns anos elas serão os futuros motoristas. Sempre existe um horizonte melhor do que o nosso. Eles são nossa nova geração”, argumenta.

O prefeito João Cury Neto enfatizou em seu discurso que Botucatu tem cerca de 80 mil carros para 127 mil habitantes e 44 mil residências. Isto é, já são quase dois carros por residência na Cidade.

“Por um lado, a Cidade tem uma excelente renda per capta. Por outro a infraestrutura no trânsito acaba não conseguindo crescer com a mesma velocidade da frota de veículos. Mas estamos enfrentando este problema junto com grandes parcerias como as da Policia Militar, Ciretran e Guarda Civil Municipal, que acreditam que é investindo nas pessoas, principalmente nas crianças, que teremos cidadãos e motoristas conscientes em prol de um trânsito mais seguro”, reforça.

{tam:25px}{n}Secretária de Habitação{/n}{/tam}

{bimg:36506:alt=interna:bimg}

Após a cerimônia de entrega da Escolinha de Trânsito foi realizada a inauguração da nova sede da Secretária de Habitação (Sehab), que contou com um investimento de R$ 45 mil, recurso este utilizado também para a reforma de um galpão inutilizado ao lado da Semutran.

O local, de quase 217m², foi remodelado e conta agora com um salão para atendimento ao público e atividades técnicas, além de uma sala de reuniões e de um auditório com capacidade para 50 pessoas.

Entre os serviços disponíveis para a população no local serão realizados atendimentos relacionados aos programas “Moradia Econômica” e “Minha casa minha vida”, além dos atendimentos aos mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Para o secretário de Habitação, Edson Bertani, a construção de uma sede para a Sehab mostra a importância que o Poder Público deposita nas ações que envolvem a moradia pública no Município. “Esta nova sede da Secretaria de Habitação é extremamente importante, pois deverá melhorar os serviços prestados, além de possuir a infraestrutura necessária para facilitar os atendimentos ? população que nos procura”, argumenta.

O prefeito João Cury Neto lembra que no passado a Secretária de Habitação só existia no papel e agora passa a funcionar com as devidas condições. “Esta é uma Secretaria que trabalha com o maior sonho da população que é a conquista da casa própria. Por isso ela não poderia existir só no papel como ocorreu nos anos de 2000 a 2008 que só foram entregues 29 casas ? população. Desde 2011 ela já transformou a vida de quase 1.500 famílias com a entrega dos conjuntos habitacionais Santa Maria, Maria Luiza e Flora Rica”, destaca.

O Chefe do Executivo Municipal ainda enfatiza que a meta para os próximos quatros anos é fazer com que seu governo seja reconhecido como aquele que mais construiu unidades habitacionais da história da Cidade no período de oito anos. “Já construímos uma casa por dia nestes quatros anos e até 2016 nosso compromisso é dobrar este número, se Deus assim nos permitir. Além de transformamos a vida das pessoas com novos conjuntos habitacionais, nosso governo também assumiu vários termos de ajuste de conduta para levarmos saneamento e infraestrutura para diversos bairros como o Monte Mor, Califórnia e Vitória (no Distrito de Vitoriana)”, salienta.

No ano passado, a Prefeitura entregou o residencial Santa Maria com 407 casas. Neste ano já foram contempladas 211 famílias com a criação do Flora Rica 211 e mais 287 com o residencial Maria Luiza. Neste sábado (15), ? s 9 horas, será realizada a cerimônia de entrega de mais 529 residências no Maria Luiza.