Botucatu: Funcionários do Detran no Poupatempo estão em greve; serviços podem ser prejudicados

detran-greve-9Funcionários do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em Botucatu estão em greve pelo segundo por melhores salários. Este foi o cenário encontrado pelo cidadão que procurou os serviços oferecidos no Poupatempo.

O movimento está sendo deflagrado em todo o estado. A categoria reivindica um reajuste salarial de 26,3% para reposição das perdas em virtude da inflação, além de criação de plano de cargos e carreira e aumento no bônus por resultado.

detran-greve-6Os funcionários estiveram de braços cruzados nesta terça-feira, 21, com cartazes em frente ao prédio do Poupatempo, que em Botucatu fica na Avenida Floriano Peixoto. São duas categorias que protestam por melhores salários, estatutários e celetistas (CLT).

A greve foi conclamada na segunda-feira, 20, em comunicado conjunto feito pela Associação dos Empregados Públicos do Detran/SP e o Sindicato da Carreira Administrativa do Estado de São Paulo de (SindCaesp).
“Mandaram a gente criar um grupo de trabalho para que uma porcentagem fosse inserida no próximo ano na hora de discutir o aumento. Não podemos esperar. Estamos com reajuste zero desde 2013”, disse Simoni Rosa dos Santos, funcionária sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No total são 9 funcionários que estão de greve em Botucatu, sendo 3 agentes da superintendência e 6 da Ciretran. Para quem é funcionário estatutário a situação é ainda pior, pois não há reajuste desde 2009.

detran-greve-10
“Estamos sem aumento há muitos anos. Existem outros pontos como baixo valor do vale-alimentação, mas de modo geral nossa briga é pelo reajuste”, disse a funcionária estatutária Eliana Lázaro.

Serviços podem ser prejudicados

Apesar da necessidade por lei na manutenção de 30% dos servidores em movimentos grevistas, serviços podem ser prejudicados. Entre os mais solicitados estão a liberação de veículos, emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e exames para motoristas.

Os servidores são responsáveis pela emissão da CNH nacional e estrangeira, julgamento de processos de suspensão e cassação da carteira, indicação de condutores que levaram multas, desbloqueio de Centro de Formação de Condutores, além da liberação de veículos, do exame teórico e prático.

O que diz o Detran?

Em nota distribuída para a imprensa no estado de São Paulo, o Detran informa que conta, além de servidores públicos, com funcionários terceirizados, que continuarão a prestar o atendimento. Destaca que oferece 27 serviços eletrônicos pelo site www.detran.sp.gov.br.

O órgão informa que mantém amplo diálogo com a categoria e afirma que o reajuste salarial deve ser amplamente debatido e analisado para não comprometer o orçamento fiscal vigente em um período de crise econômica.