Botucatu está entre as melhores para investimento

A Revista Exame (Editora Abril), considerada a mais importante publicação da área de negócios e investimentos do Brasil, publicou estudo realizado pela consultoria Urban Systems, que traz o ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se investir. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Botucatu ocupa o 50º lugar com a nota 10,29 e entre as cidades paulistas é a 21ª colocada.

Para elaboração do ranking foram analisados 28 indicadores, entre eles crescimento populacional, população economicamente ativa, Índice de Desenvolvimento Econômico e Social, evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, crescimento do Produto Interno Bruto, PIB per capita, crescimento empresarial, crescimento dos empregos formais, renda média dos trabalhadores formais, Saúde/total de leitos por 1.000 habitantes, IDHM longevidade, percentual de trabalhadores com curso superior, Índice Firjan de Gestão Fiscal, crescimento da frota de automóveis, automóveis por 1.000 habitantes, destinos do principal aeroporto, percentual de conexões de banda larga acima de 34 Mbps, índice de perdas na distribuição de água. Cada indicador tem um peso conforme sua importância, totalizando 30 pontos.

Botucatu figura à frente de capitais como João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Natal (RN), Teresina (PI), Belém (PA) e de importantes cidades como Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Joinville (SC), Piracicaba (SP), Bauru (SP), Santo André (SP) e Marília (SP).

“Estamos no caminho certo e não podemos voltar para trás. Esse resultado é fruto de muito trabalho de toda a sociedade botucatuense que nos momentos de dificuldades une as suas forças e caminha em busca de um objetivo comum, que é a melhoria da qualidade e condição de vida da sua população. Isso mostra que se todos nós remarmos para o mesmo lado somos capazes de superar grandes desafios e alcançar resultados até pouco tempo atrás inimagináveis. Há muito ainda para ser feito”, declarou o prefeito João Cury Neto.

 

Imóveis

Em outro levantamento, realizado pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária, Botucatu figura na lista das 200 melhores cidades com menos de 1 milhão de habitantes para investir em imóveis no País. Foram analisadas 94% das cidades brasileiras, e para mostrar quais delas possuem maior potencial, a consultoria desenvolveu um indicador (chamado P2i – Lead) que analisa a atratividade dos municípios a partir do cruzamento de uma série de variáveis, entendendo e mapeando o mercado imobiliário pela ótica da demanda.

O indicador também mostra o potencial da cidade para investimentos em imóveis de alto, médio e baixo padrão. Para cada um dos padrões é atribuída uma classificação, que vai de péssimo a ótimo. Botucatu, por exemplo, foi indicada com ótimo potencial para imóveis de médio e baixo padrão e bom potencial para imóveis de alto padrão, atingindo a nota 0,4590 e ocupando a 150ª posição no Brasil.

As cidades que aparecem nas primeiras posições atingiram uma nota alta no índice a partir do preenchimento de quesitos como: alta renda per capita, alto número de pessoas economicamente ativas, déficit imobiliário considerado atrativo, nível de instrução elevado, alta capacidade de endividamento, entre outros.