Botucatu entre os 50 municípios que mais geraram emprego no País

Uma informação interessante foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira pela Secretaria de Comunicação, dando conta de que em meio aos 5.564 municípios brasileiros, Botucatu voltou a se destacar entre aqueles que mais contribuíram para a geração de empregos no País.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na segunda-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego revelam que Botucatu ocupou o 49º lugar no mês de maio. Entre os 50 municípios que mais geraram emprego, 18 são capitais. São Paulo lidera com 177.149 admissões contra 153.600 demissões e um saldo de 23.549 novas contratações.

A criação de vagas de emprego formais no país bateu recorde no mês de maio. Foram 298 mil postos de trabalho com carteira assinada, o maior para um mês de maio desde o início da série histórica, em 1992.

E Botucatu, com atividade econômica multisetorial, boa estrutura de formação e qualificação de mão-de-obra, além de viver momento de pleno desenvolvimento, admitiu 2.210 trabalhadores e demitiu 1.185, gerando saldo positivo de 1.025 vagas criadas.

Segundo o Caged, foram 497 contratações para o 1o emprego, enquanto 1.699 trabalhadores conseguiram recolocação no mercado de trabalho. Também foi registrada uma reintegração e 13 contratos de trabalho por prazo determinado. Na comparação, no mesmo período, o município de Bauru admitiu 4.979 pessoas e demitiu 4.363, com saldo positivo de 616 vagas, mas não figurando entre as 50 mais do país.

{n}Parque Tecnológico{/n}

Na tentativa de ampliar a oferta de emprego no município, o prefeito João Cury Neto aproveita a viagem que faz ? Espanha para apresentar Botucatu a empresários e possíveis investidores. O chefe do Executivo tem intensificado a divulgação do projeto de construção do Parque Tecnológico que está em fase de licitação.

Na sede da encarroçadora de ônibus Irizar, o chefe do Executivo foi recebido pelo presidente do grupo, Gorka Herranz e pelo diretor de exportações, Gotzon Gomez para discutir o plano de expansão da planta da fábrica sediada em Botucatu. “O presidente da Irizar agradeceu nossa visita e o interesse que demonstramos em contribuir para expansão da fábrica em Botucatu. Trata-se de um gesto importante. Deveremos recebê-lo em nossa cidade para que possa analisar possíveis locais e levar esse projeto adiante”, declara o prefeito.

No último domingo, o prefeito foi recepcionado no município de Gondomar onde participou de encontro com autoridades locais para formalizar acordo de cidades-irmãs e assinatura de protocolo de intenções para cooperação mútua.

Ao lado dos secretários dos secretários Carlos Eduardo Colenci (Governo) e Ricardo Veiga (Desenvolvimento), além do secretário-adjunto de Indústria, Paulo Urbanavicius, foi recebido pelo prefeito de Gondomar, Alfonso Javier de Liz Fiuza; pelo secretário de Turismo, Manuel Nunes e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Gomes Gonzalez.

Depois de visitar algumas empresas, o chefe do Executivo foi homenageado pela Associação dos Empresários de Gondomar. No município de Vigo, a delegação botucatuense manteve uma série de contatos com empresas e representantes políticos da cidade com a finalidade de estabelecer possíveis relações comerciais. Entre eles, a presidenta do Porto de Vigo, Corina Porro e a governadora Lucia Morales Pérez.