Botucatu é campeã do Programa Município Verde Azul 2012

Na tarde desta terça-feira (18), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Botucatu foi anunciada como a grande campeã entre as cidades que participaram da edição 2012 do Programa “Município Verde Azul” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A cerimônia de certificação contou com as presenças do governador do Estado Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas. É a primeira vez que a cidade conquista o prêmio, considerado o “Oscar do Meio Ambiente” no Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, os 645 municípios de São Paulo foram avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e uma nota que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul.

Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Esta é a quinta edição do ranking que é divulgado anualmente pelo Governo do Estado. Nos anos de 2008, 2009 e 2011, o município de Santa Fé do Sul, no extremo noroeste paulista, ficou com o título. Em 2010 foi a vez de Santa Rosa do Viterbo erguer o troféu.

Depois de ficar fora da lista das cidades certificadas, em 2010, Botucatu resolveu fazer a lição de casa. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, mudou radicalmente a política ambiental no município e o resultado não demorou a aparecer.

De um ano para o outro, a nota da cidade pulou de 71,87 para 87,23, garantindo a reconquista do selo Município Verde Azul em 2011, com a 54ª colocação. “Fizemos bem nossa lição de casa. Houve uma mudança grande e traçamos novos rumos para a política de gestão ambiental no município. Agora o resultado começa a aparecer”, disse na época o prefeito João Cury, prometendo esforços para que o município pudesse avançar ainda mais no ranking.

Com grandes investimentos, parcerias com instituições e a sociedade civil, legislação abrangente e moderna, a cidade superou todos os concorrentes e com a nota 97,26 foi anunciado como a grande campeã de 2012. “Essa conquista é fruto de muito trabalho e demonstra que estamos no caminho certo. Gostaria de dividir esse prêmio com todos que têm trabalhado pelas questões ambientais em Botucatu. Em especial com o secretário Layre Colino Júnior e toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Temos potencial para avançar ainda mais e lutar pelo bicampeonato em 2013.”, comemora o prefeito.

O certificado de Município Verde Azul garante ? administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

{n}Município Verde Azul {/n}

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.