Botucatu destina mais de 100 toneladas de pneus ? reciclagem

Esta semana mais um caminhão cheio de pneus inservíveis saiu de Botucatu direto para a reciclagem em São Paulo. O que antes poderia servir de abrigo para proliferação do mosquito transmissor da dengue ou contaminar a natureza, agora vira sola de sapato, massa asfáltica e outros artefatos úteis de borracha.

A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, implantada em 2010 através de convênio firmado com a Reciclanip, engrenou desde setembro passado, quando passou a recolher mensalmente entre 12 a 13 toneladas do material. O serviço fez com neste período mais de 100 toneladas de pneus descartados em Botucatu tivessem um destino melhor adequado.

No Município, o ponto de coleta de pneus utilizado tem sido a antiga sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), ? s margens da Rodovia Marechal Rondon, km 249. Pessoas físicas, empresas, mas principalmente borracharias tem se valido do serviço executado pela Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos formada pelos principais fabricantes de pneus do mercado e vinculada ? Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

O serviço de coleta atende a resolução nº 258, de 26 de agosto de 1999, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) no qual “as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final, ambientalmente adequada, aos pneus inservíveis existentes no território nacional”.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Cynthia Zanotto Salvador, a ação é importantíssima não apenas porque demonstra responsabilidade com as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável, mas também mostra preocupação com a qualidade de vida e saúde da população.

“Esses pneus inservíveis, jogados de forma indiscriminada na natureza, poderiam servir como foco de dengue e mesmo queimados, emitem uma quantidade muito grande de gases prejudiciais ? atmosfera e consequentemente ao ar que respiramos. Esperamos apenas que a Cidade tenha maior conhecimento deste tipo de serviço viabilizado pelo Poder Público”, ressalta a secretaria.

Mais informações sobre a coleta de pneus usados em Botucatu podem ser obtidas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua General Telles, nº 1.603, Centro. O telefone é o 3882-1290. Para conhecer todo o trabalho de reciclagem dos pneus basta acessar o site www.reciclanip.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação