Botucatu consolida qualificação com inicio da 3ª Unit

A Prefeitura de Botucatu iniciou nesta segunda-feira (23) as atividades da terceira unidade da Unit (Universidade do Trabalhador), localizada na Vila Nova Botucatu, região Norte do Município, voltada ao segmento automotivo.

O primeiro curso é para “eletricista automotivo”. São duas turmas, tarde e noite, com 16 alunos cada, que recebem aulas práticas e teóricas, média de 160 horas. Mais duas turmas deste mesmo curso devem iniciar na próxima semana.

Diego Fernando Felisbino, de 25 anos, é um que se inscreveu para o curso de eletricista na Unit 3. Há três meses desempregado, ele busca no curso um novo trampolim para sua volta ao mercado de trabalho. “Tem conta para pagar, família para sustentar. E estou vendo que Botucatu e região estão recebendo muitas empresas na área automotiva. Espero voltar ao mercado antes do Seguro-Desemprego acabar”, confessa.

Enquanto Diego e outros alunos acompanhavam a aula inicial de elétrica para carros, Gerson Francisco dos Santos, ao lado da família, viu a porta da Unit aberta e se interessou em fazer algum curso de qualificação. “Eu trabalho como mecânico montador, mas se tiver algum curso que me interesse nessa área é sempre bom fazer, para se especializar ainda mais”, diz.

A esposa dele, Lucilene, mesmo nunca tendo trabalhado no setor automotivo, enxergou nos cursos da Unit uma nova oportunidade para voltar a trabalhar. “Estou desempregada há dois anos e esse curso de eletricista parece ser bom. Não dá é para ficar parada”, comentou.

Na nova Unit, uma parceria entre o Poder Público Municipal e o Senai, poderão ainda ser oferecidos outros cursos gratuitos na área automotiva como de manutenção de climatizadores de ar para veículos, mecânico geral, injeção eletrônica, câmbio, entre outros.

A unidade também conta com o serviço de telecurso oferecido pela TV Oficina Brasil que tem como objetivo atualizar as empresas da área em relação ? s novidades do mercado. “Estou espantado com esta iniciativa, algo com certeza inédito para este segmento no País”, comenta Rodrigo Pereira, representante do marketing da Oficina Brasil, que neste mês de julho divulgou nacionalmente em sua revista a proposta executada pela Unit em Botucatu.

Emílio Angela, presidente da ACE/CDL (Associação Comercial e Empresarial / Câmara de Dirigentes Lojistas), também é proprietário de uma mecânica em Botucatu há 30 anos e ficou impressionado com as instalações da nova Unit e o quê ela pode proporcionar ao mercado. “Faremos o caminho inverso. Não será o desempregado que irá até a empresa com o currículo debaixo do braço. Nós é que iremos buscar este profissional aqui na Unit”, afirma.

{n}Mais emprego{/n}

Com este terceiro polo da Unit, Botucatu se consolida de vez no cenário nacional da qualificação profissional. As ações educacionais da Unit são desenvolvidas por meio da oferta de cursos regulares de capacitação profissional, em programações próprias e específicas decorrentes dos convênios firmados com órgãos públicos, privados e organizações não governamentais.

Com essa e outras iniciativas já foi possível capacitar mais de 2,5 mil pessoas em Botucatu desde 2010 e isso está refletindo no mercado. Em janeiro de 2009, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e

Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o Município contabilizava 32.688 pessoas com emprego formal, ou seja, com carteira de trabalho assinada. Até maio de 2012 esse montante já era de 36.930, mais de 4 mil novas pessoas empregadas. A área de serviços é a que mais cresce e hoje emprega mais de 13 mil em Botucatu, seguida pela indústria, com 11,7 mil, e comércio, com 7,5 mil profissionais.

As inscrições para cursos da Unit 3 podem ser feitas diretamente no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizada na Praça Rotary Clube, nº 90, na entrada da Cohab. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Os interessados em participar de algum curso de qualificação viabilizado pela Prefeitura também podem entrar em contato pelos telefones 3811-1488 e 3811-1449, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, alocada no prédio da Prefeitura de Botucatu (Praça Pedro Torres, 100 – Centro).

{n}Units em Botucatu{/n}

Unit 1
Rua Moraes Barros, 357 – Centro
Unit 2
Rua Francisco Lyra Brandão, 1.321 – Vila São Benedito
Unit 3
Rua Virgílio Bartoli, 378 – Vila Nova Botucatu