Botucatu assina acordo de cooperação para Congresso Nacional de Aviação Agrícola

A Prefeitura de Botucatu assinou na tarde desta terça,08, um acordo de cooperação com o Sindag (Sindicato Nacional de Aviação Agrícola), para a realização do Congresso Nacional de Aviação Agrícola. O evento vai ocorrer de 22 a 24 de junho no aeroporto municipal Tandredo Neves. Em janeiro, representantes do sindicato estiveram em Botucatu para reuniões com a prefeitura e Embraer. A empresa e a administração municipal são os principais apoiadores da edição deste ano.

Ao Acontece Botucatu, o Secretário de Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços de Botucatu, Edison Baptistão, disse que a cidade ganha muito com evento, voltando ao patamar de capital da aviação agrícola. “É um investimento, pois mais de mil pessoas estarão aqui. Estamos fomentando um dos segmentos mais importantes que é a aviação agrícola. Botucatu não poderia se furtar de receber esse evento, uma vez que o retorno será imenso”, disse Baptistão.

São esperadas mais de mil pessoas entre organizadores, patrocinadores, empresas com estandes, pilotos, entre outros participantes. “Nosso evento é o segundo maior do mundo no setor agrícola. É o momento em que operadores agrícolas, pilotos, autoridades, pesquisadores e toda a cadeia envolvida no setor se encontram para trocar informações, debater demandas e se atualizar sobre novas tecnologias”, explica Nelson Antônio Pain, presidente do Sindag.

Botucatu se tornou ao longo das últimas duas décadas referência para aviação agrícola, afinal, daqui saiu o Ipanema, modelo da Embraer biocombustível que revolucionou o mercado. É o que destaca Claudio Negri da Silva, gerente do programa Embraer para o Ipamena. “Reconhecemos a importância para o setor. É o evento mais importante do país para nós da Embraer. Hoje o Ipanema emprega 120 funcionários diretos. O projeto recebeu inúmeros prêmios internacionais, foram 1380 aeronaves vendidas, sendo 5 do modelo novo. Então é uma grande oportunidade de expor esses números”, coloca Negri da Silva. 

Estandes e patrocinadores estão sendo fechados. Também existe uma negociação com os expositores tradicionais que já haviam reservado espaço (boa parte deles desde o congresso anterior), segundo diz o site oficial do evento.(http://www.congressosindag.com.br/)

Outra estrela do Sindag 2016 será o modelo americano Air Tractor, um dos mais populares e comercializados do mundo. Fabiano Cunha, proprietário da Aeroglobo, representante do Air Tractor no Brasil, diz que Congresso é uma grande chance de exposição. " Vão levar para fora o que Botucatu tem de melhor na tecnologia. Vamos mostrar as vantagens das nossas empresas. Para se ter uma ideia, o único simulador do mundo da Air Tractor no mundo fica em Botucatu. Por isso a importância única de nossa cidade abrigar o evento”, comemora Fabiano.

O Congresso Sindag é o segundo maior evento aeroagrícola do mundo, perdendo apenas para a convenção anual da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos. Air Tractor, Embraer e Pratt & Whitney Canada já confirmaram seus patrocínios para o Congresso Sindag 2016.