Botucatu amanhece sob densa fumaça após mais uma queimada; situação do ar é crítica

IMG_7532

Uma forte fumaça tomou conta de praticamente toda a extensão da cidade de Botucatu na manhã desta sexta-feira, dia 15. O cheiro da queimada pode ser sentido em qualquer ponto da cidade e complicou a manhã de pessoas que possuem problemas respiratórios.

Uma enorme área localizada entre a Avenida Dante Delmanto e Rodovia Marechal Rondon (SP-300), em frente as fábricas Caio e Iriza foi atingida ainda durante a madrugada desta sexta, 15, por uma enorme queimada. O vento se encarregou de espalhar a fumaça para a cidade.

Pelas imagens é possível visualizar uma grande massa tóxica sobre a cidade. Por volta das 7 horas as chamas ainda avançavam pelo local de forma rasteira. Quase não há residências no espaço atingido.

O ar, que já era seco, ficou em uma situação muito crítica. Para piorar a situação, não há previsão de chuva para os próximos dias na região de Botucatu. A umidade relativa do ar estará entre 30% e 70% neste fim de semana.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a média de ocorrências registradas pelo telefone 193 em Botucatu passa das 100 ligações ao dia. Em 2015 a cidade figurou no topo do ranking do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) quando o assunto foi focos de incêndio.