Botucatu 161 anos: Luan Santana apresenta sucessos no aniversário da cidade, nesta quinta (14)

Botucatu comemora seus 161 anos de história com um show de um dos fenômenos da música brasileira atual: Luan Santana. O cantor se apresenta nesta quinta-feira (14), a partir das 22 horas, no palco montado no Centro Histórico da Cidade.

O show promete atrair milhares de fãs do sertanejo romântico de Luan Santana, dono de sucessos como “Chuva de Arroz”, “Cê Topa?”, “Tudo que Você Quiser” e “Cantada”, todas presentes em seu último CD, Luan Santana – Acústico, lançado em 2015, em comemoração ao seus oito anos de carreira.

Com cenário baseado inteiramente na estética dos anos 50, o novo trabalho tem um tom muito mais intimista e traz um Luan mais experiente e maduro.

 Biografia e curiosidades

Nascido 13 de março de 1991, já aos três anos de idade na sua cidade natal, Campo Grande – MS, ele chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas que não parava de cantar.

O grande incentivador da carreira do Luan Santana foi seu pai. Aos três anos de idade, Luan ganhou de Amarildo Santana seu primeiro violão. Desde muito pequeno, Luan já ouvia e cantava as músicas da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, Trio Parada Dura e de outros sertanejos das antigas.

Os anos se passaram, mas o gosto musical não mudou. "Por isso, não acredito que a música sertaneja seja moda. Para mim, é um estilo que as pessoas gostam desde muito cedo" diz Luan Santana.

Com a insistência de amigos e familiares, aos 14 anos Luan Santana faz uma festa onde realizou sua primeira gravação. O local escolhido foi a cidade de Jaraguari (MS), cidade natal dos seus pais e vizinha a Campo Grande.

Mas foi no dia 11 de agosto de 2007, na pequena cidade de Bela Vista (MS) que Luan Santana subiu ao palco pela primeira vez. Na época, Luan não cantava profissionalmente, nunca havia gravado sequer uma música em estúdio, mas foi contratado para este show devido o sucesso que ele fazia nas rádios da região com a música “Falando Sério”.

A partir daí, a agenda de Luan começou a ser dividida entre os estudos e os shows que começaram a ser marcados. Com agenda lotada de shows durante todo o ano de 2008, Luan Santana não podia parar para entrar em estúdio e gravar o segundo CD, então ele decidiu que o trabalho seria ao vivo e gravado em diversas cidades do Brasil por onde apresentava seu show.

Assim que o CD ficou pronto, em janeiro de 2009, duas músicas começaram a aparecer como as preferidas do público de Luan Santana: "To de Cara" e "Meteoro". Com isso, ele começa a ser um dos artistas mais executados nas rádios do Brasil e em poucas semanas o vídeo "Meteoro" atinge a marca de 10 milhões de acesso no Youtube. Desde então, Luan Santana não para de emplacar novos sucessos, ganhar prêmios e atrair legiões de fãs a seus shows.

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) comunica aos usuários do transporte coletivo que no dia 14 de abril, no período noturno, os ônibus vão operar com a chamada linha “Corujão”. As partidas do Centro, em direção aos bairros, acontecerão logo após o show do cantor Luan Santana. 

Já as linhas 105 (Sesi/ Vila Paulista) e 201 (Cohab/Jd.  Paraíso), na ida sentido Vila Paulista e Jd. Paraíso, farão o percurso pelas ruas Carlino de Oliveira, General Telles, Newton Prado e Avenida Santana, seguindo seu trajeto normal. Na volta, o trajeto será sentido Sesi e Cohab pela rua João Passos.

Sobre a festa de 161 anos – Apesar de reduzir o volume do investimento e diminuir os dias da festa em comemoração ao aniversário da cidade, por conta do momento difícil vivido pela economia e a destinação de parte dos recursos para obras de infraestrutura e combate a enchentes, a Prefeitura de Botucatu conseguiu elaborar uma programação bastante variada para que a população possa festejar a passagem dos 161 anos da Cidade. 

Como em anos anteriores, o Largo da Catedral receberá os shows, mas haverá atividades espalhadas pelos quatro cantos da cidade durante todo o mês de abril. A programação inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, dança, exposições, lançamento de obras, inaugurações, eventos esportivos, entre outras atrações. O calendário completo pode ser acessado no site oficial do município (www.botucatu.sp.gov.br). 

Ao contrário de anos anteriores, quando a festa no Largo da Catedral acontecia em quatro dias, desta vez a estrutura será utilizada em apenas dois. O palco foi montado defronte o EECA. Na quarta-feira (13) a atração será o cantor gospel Fernandinho e na quinta-feira (14), dia do aniversário da cidade, o show ficará por conta de Luan Santana, um dos principais astros da música brasileira. 

O público contará com praça de alimentação formada preferencialmente por trailers de Botucatu, área infantil, artesanato e culinária da cuesta, além da tenda solidária com a participação de entidades assistenciais e clubes de serviço que atuam na cidade.

Desta vez não haverá espaço vip, nem montagem de camarotes e arquibancadas, como aconteceu em 2015. A festa funcionará na quarta-feira das 18 às 24 horas e na quinta-feira, das 12 às 24 horas. Nesse período o trânsito no Largo da Catedral estará interditado. 

Artistas locais – Outra novidade neste ano será o projeto Tribos, com a montagem de estrutura em diversos pontos da cidade para que cantores, bandas e artistas locais possam se apresentar, divididos pelo gênero musical.

Na quinta-feira (14), a partir das 16 horas, o Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso, receberá as bandas de Rock e Metal. Na sexta (15), às 19 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, o palco será ocupado pela Música Alternativa.

No sábado (16), a partir das 18 horas, o sertanejo e a moda de viola serão atração na Praça do Paratodos. No domingo (17), na Praça do Bosque, às 15 horas, a festa fica por conta do Samba e Pagode. E na Praça da Juventude, a partir das 14 horas, Arte de Rua e Cultura Hip Hop.

No dia 14 de abril também estão confirmados, a homenagem ao fundador da cidade, Capitão José Gomes Pinheiro, às 7h30, no Cemitério Portal das Cruzes; o Ato Cívico, defronte a Prefeitura Municipal, às 8 horas e o Desfile Cívico, às 9 horas, na Rua Amando de Barros.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)