Bosque do Carmeluche passa por revitalização

O Bosque do Carmeluche é uma das mais belas reservas de mata de Botucatu. De lá, se tem uma visão privilegiada da Cuesta. Mas há décadas, o cenário era de abandono. Era. Isso porque no último domingo (13), a Prefeitura de Botucatu fez a entrega oficial do espaço revitalizado ? comunidade do Conjunto Habitacional Antonio Hermínio Delevedove (Cohab 4), região Leste da Cidade. O ato foi realizado durante a última edição do Prefeitura nos Bairros.

A área de 12.118,68 m2, localizada na confluência da Rua Layre Colino e Travessa Victorio Madarena, foi toda fechada com alambrado e ganhou pista de caminhada. O complexo recebeu bicicletário, bancos, ponto de coleta seletiva e academia ao ar livre. Brinquedos infantis feitos em madeira e mais de 60 postes de iluminação também foram instalados.
Convênio firmado entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo do Estado, através do Programa Especial de Melhorias (PEM) e contrapartida do Município, permitiu o investimento de mais de R$ 300 mil na obra.

{n}Qualidade de vida{/n}

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira, de janeiro de 2010 até hoje, são 15 academias ao ar livre implantadas na Cidade. Para ele, estes são os espaços mais democráticos para aquelas pessoas que não têm condições de frequentar uma academia.

“Na verdade hoje a população tem uma preocupação com a qualidade de vida. As pessoas que vão utilizar dessa academia, como as outras, com certeza não irão mais ao posto de saúde. E mais do que isso. É uma política pública que, independente de quem esteja sentado na cadeira do prefeito, não pode mais retroagir. É daqui pra mais. A ideia do prefeito João Cury é terminar o seu mandato, em 2016, por volta de 25 academias instaladas na Cidade”, estima.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani, a revitalização do Bosque do Carmeluche valoriza não apenas a Cuesta como também toda a fauna que ela pode atrair para a área urbana.

“Nós viemos aqui, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Departamento de Limpeza Pública, fizemos um levantamento de copa e poda de árvore para ficar visível todo parque. E junto com isso fizemos o plantio de mais 30 árvores, de várias espécies, principalmente frutíferas. Nosso objetivo: atrair pássaros, atrair a fauna também para esse local, que ficou muito bonito”, afirma.

Hélio de Oliveira Souza, presidente da Associação de Moradores da Cohab 4 e Jardim Bandeirantes, aprova a revitalização, que resgata a beleza e funcionalidade de um espaço público que antes era mais conhecido pela sujeira e falta de segurança.

“Na realidade isso aqui era um total descaso. Animal solto, lixo, o tráfico de drogas corria solto. Aqui vão ser criados meus netos, meus filhos, bisnetos. Então temos que fazer desse bairro, o melhor bairro de Botucatu. Com certeza a gente é privilegiado de ter um espaço como esse”, diz.

O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, enaltece o trabalho de equipe por parte das secretarias do Poder Público Municipal envolvidas na obra, que irá melhorar a qualidade de vida e autoestima da população da região Leste.

“Nós assumimos um compromisso de revitalizar essa área, uma das mais bonitas de Botucatu. Então nós não poderíamos aceitar a área degradada, mal aproveitada, mal frequentada como ela estava. A Prefeitura não vai esmorecer. Se quebrar o equipamento, nós vamos consertar. Se estourarem a lâmpada nós vamos trocar. Nós contamos com a ajuda da população de bem, que sabe valorizar as iniciativas”, ressalta.