Bombeiros civis são qualificados ao mercado de trabalho

Estiveram na Câmara Municipal de Botucatu os 29 bombeiros civis que foram formados no Colégio Vitória e homenageados através de uma propositura do vereador André Rogério Barbosa – Curumim (PSDB). O curso prático e teórico de 246 horas foi ministrado pelos bombeiros Pompiani, Alexandro, Neto, Cléber, Marcos e Fabrício.

Bombeiro civil é o profissional responsável pelo combate e extinção de incêndios, resgate de pessoas em situação de perigo, proteção de bens materiais e por fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem. “Apesar de a maioria dos bombeiros do Brasil ser de origem militar, o mercado do (bombeiro) civil vem crescendo bastante nos últimos anos e está se tornando um diferencial nas empresas de terceirização de segurança atuando em indústrias, comércios, shows hospitais, entre outros setores”, destaca Curumim.

Em sua justificativa o vereador cita que a profissão é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, através da lei nº 11.901, que traz a definição do cargo, suas classificações e direitos com o objetivo de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, enfatizando os princípios éticos da profissão, compromisso com a área de prevenção e resgate, combate contra incêndio, atendimento a emergências e pronto socorrismo visando ? proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

Para o instrutor Pompiani, o público alvo do curso são pessoas de ambos os sexos que almejam melhoria de sua qualificação profissional. “Buscamos formar profissionais da área de segurança do trabalho ou da enfermagem; profissionais da área de segurança patrimonial; brigadistas de emergência; candidatos a vagas de bombeiro profissional civil, bombeiros voluntários; agentes de segurança pública ou privada e pessoas que queiram se qualificar para o mercado de trabalho”, elenca o instrutor.