Bloqueio marca Dia Nacional pela Paz no Trânsito

Nesta sexta-feira (20), a Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), em parceria com a Polícia Militar e a “Patrulha da Paz” da Guarda Civil Municipal (GCM), realizam bloqueios educativos em comemoração ao Dia Nacional pela Paz no Trânsito, celebrado no sábado (21).

Os bloqueios que tem início ? s 9 horas serão realizados no Largo da Catedral e na Praça Coronel Moura (Paratodos), em frente ? base fixa da GCM. A ação também contará com a distribuição de dois mil panfletos informativos.

O Dia Nacional pela Paz no Trânsito tem como objetivo reavivar na sociedade brasileira os valores, posturas e atitudes corretas que devem ser adotadas diariamente no trânsito para a prevenção de acidentes. Esse dia faz parte da campanha “Década de Ação para a Segurança Viária”, elaborado na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em março de 2010, no qual compromete os países signatários da resolução, entre eles o Brasil, a desenvolverem nos próximos dez anos ações concretas para a redução em 50% do número de feridos e mortes causadas no trânsito.

Botucatu está integrada com essa campanha, e tem como obrigação realizar ações para reforçar a segurança no trânsito. Os contadores regressivos, já instalados na cidade, são um dos principais projetos que fazem parte dessa campanha. Em um comparativo entre os anos de 2010 e 2011, a diminuição de acidentes nos cruzamentos com contadores é impressionante. Em um ano, os acidentes com vítimas foram reduzidos em 36% e os acidentes sem vítimas em 24%.