Banco de Alimentos de Botucatu comemora 6 meses com entrega selo “colaborador amigo”

Banco de Alimentos entrega selo de colaborador Amigo - foto Andreia Seullner  (13)O Banco de Alimentos de Botucatu – “Lourdes Pedutti Soares Batista” promoveu na última quinta-feira (9) o lançamento e a entrega do selo e do certificado de “Colaborador Amigo” às empresas parceiras que contribuem com o funcionamento deste equipamento público. O evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto; vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior; primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rachel Ferronato Cury; secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar; e a presidente do Instituto J. Augusto, Regina Augusto. Também estiveram presentes representantes das empresas colaboradoras, agricultores e entidades sociais de Botucatu.

Inaugurado em 11 de dezembro de 2015, o Banco de Alimentos de Botucatu, que está sob a gestão do Instituto J. Augusto e vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, é um projeto que busca combater o desperdício de alimentos. Além de estimular a segurança alimentar, incentiva a responsabilidade social através de doações de empresas, supermercados, quitandas, padarias e população em geral.

Trata-se de uma central de arrecadação de alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que preservam seu valor nutricional e ainda são próprios para consumo humano. Após o contato do “Colaborador Amigo”, a equipe técnica do Banco de Alimentos coleta as doações. Os alimentos são recebidos e supervisionados pela responsável técnica de nutrição.
Depois de selecionados, eles são processados (ou não), embalados e distribuídos gratuitamente para as entidades cadastradas na Secretaria de Assistência Social de Botucatu. As próprias entidades entregam os alimentos às famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

Um gesto contra a fome

Banco de Alimentos entrega selo de colaborador Amigo - foto Andreia Seullner  (12)Segundo a presidente do Instituto J. Augusto, Regina Augusto, o Banco de Alimentos conta atualmente com 15 colaborares que foram certificados durante o evento.
“Contamos com a colaboração mensal de 15 parceiros, entre quitandas de pequeno porte e supermercados de rede. No início começamos com a doação de 800 quilos e agora chegamos em 4.300 quilos que atendem 31 entidades sociais de Botucatu. Este é um saldo positivo. Lembrando que o Banco não realiza somente o trabalho de doações. Ele também promove cursos para as pessoas aproveitarem melhor os alimentos”, explica.

A Quitanda Aliança é uma as empresas colaboradas do Banco de Alimentos. “Nós nos sentimos muito honrados de contribuir com um projeto que tem como objetivo amenizar a fome de pessoas que vivem em situação vulnerabilidade social em Botucatu. Agradecemos ao prefeito João Cury e a todos os envolvidos nesta nobre inciativa”, destaca o proprietário Valdir Aparecido Annello.
O Supermercado Jaú Serve de Botucatu também é uma das empresas que receberam o selo. “É uma grande satisfação nossa empresa fazer parte desse projeto. Nós separamos os alimentos, fazemos uma triagem e a equipe do Banco busca em nossos estabelecimentos”, informa o gerente Rodrigo Aparecido Francisco.

Banco de Alimentos entrega selo de colaborador Amigo - foto Andreia Seullner  (11)A Associação Bethel é uma das 31 entidades cadastradas no Banco de Alimentos e que recebe as doações. “O Banco de Alimentos tem ajudado muito as entidades sociais. Graças às doações servimos às nossas crianças suco natural e frutas às crianças. Também distribuímos os alimentos para as famílias”, comenta a assistente social da unidade, Silvina Lara.
O adolescente de 13 anos, João Ricardo, que faz parte do programa Ação da Cidadania e mora em Rubião Júnior, em uma casa com cinco pessoas, enfatiza a importância das doações: “Muitas pessoas necessitam desses alimentos e não têm condições de comprar. Quem doa faz um grande papel. Se torna um herói e salva vidas das pessoas que necessitam muito. Gostaria de agradecer ao Banco Alimentos e também a todos os parceiros desse projeto“, salienta.

Política de Segurança alimentar

Para o prefeito João Cury Neto, o Banco de Alimentos é símbolo de uma grande política de segurança alimentar implantada no Município.
“Este é um projeto inovador que existe em poucas cidades do Estado de São Paulo. Depois de seis meses instalado em Botucatu vemos os frutos começarem a aparecer. São trinta e uma entidades atendidas pelo Banco de Alimentos e o dinheiro que era destinado para isso agora pode ser utilizado de outra forma dentro da unidade assistencial, para atender outras demandas. Assim Botucatu demonstra que tem capacidade de articulação entre o poder público e empresas em prol da segurança alimentar. O que antes era uma promessa se transforma em realidade”, argumenta o prefeito.

Como colaborar

Para colaborar com o Banco de Alimentos de Botucatu basta entrar em contato pelo telefone (14) 3813 9313, e-mail doacaobancodealimentos@institutojaugusto.com.br ou pela página no Facebook: bancodealimentosbtu.
Atualmente, o País tem 220 Bancos de Alimentos, públicos e privados, que atendem mais de 10 mil instituições e beneficiam mais de 4 milhões de pessoas.

Colaboradores Amigos
Associação dos Apicultores de Botucatu
Associação dos Produtores rurais do Bairro Chaparral
Associação Polo Cuesta
Quitanda Adilson
Quitanda Aliança
Quitanda Damaceno
Quitando do Sun
Horta Comunitária – Cristiano Moreira
Horta do Marcelo – Demétria
Supermercado Jaú Serve – Lojas 11,12 e 31
Varejão Dois Amigos
Horticultura da Unesp
Barraca da Aparecida Baldini

Serviço
Banco de Alimentos de Botucatu
Avenida Paula Vieira, 704 – Vila Jahu
Tel.: (14) 3813 9313