Avionics faz o primeiro voo do VANT “MALE”, veículo aéreo não tripulado em Botucatu

Fotos: André Godinho

avionics-16
avionics-2Na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, a A.S. Avionics Services S.A. promoveu o lançamento oficial do VANT “MALE” (Veículo Aéreo Não Tripulado) classe 4 Caçador. O evento foi realizado na Base Operacional da empresa no Aeroporto Municipal de Botucatu.

Foi apresentada uma retrospectiva do projeto, a capacidade do sistema e o grande potencial para aplicação em missões táticas de inteligência pelas Forças Armadas, Defesa Civil, Ambiental e Agrobusiness. O encontro durou aproximadamente três horas e recebeu diversas autoridades civis e militares.

“Hoje é o primeiro voo oficial de demonstração. É uma simulação de missão de rastreamento para demostrar a capacidade do produto. Hoje nós temos três unidades no Brasil, dois em São Miguel do Iguaçu (divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina) pela Polícia Federal, que é cliente nossa em missões de inteligência. E estamos aqui em Botucatu com a estrutura pronta para produzir em série”, disse ao Acontece Botucatu o empresário João Batista Vernini, CEO presidente da Avionics Services S.A.

avionics-6O VANT “Caçador” é baseado no VANT Heron-1, com atuação em mais de 20 clientes em todo mundo, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI). Desde a assinatura de um acordo de cooperação há 3 anos, a IAI e a Avionics Services trabalham em conjunto para estabelecer uma base industrial brasileira no campo de sistemas não tripulados.

“A IAI comprou 40% da empresa e por isso manteve a Avionics como 100% brasileira e uma empresa estratégica de defesa. O projeto do VANT é um marco para IAI e nessa transferência de tecnologia estamos capacitando homens para manutenção do VANT classe 4, de uso da Polícia Federal, sendo que e o próximo passo será o Caçador, um sistema de alta tecnologia, capacitando a empresa a fabricar um produto 100% nacional. Hoje nós já chegamos a 60%”, explicou Henrique Gomes, CEO presidente da IAI Brasil.

avionics-19O processo incluiu transferência de tecnologia e conhecimento para garantir uma maior independência da indústria brasileira e proficiência dos complexos e avançados sistemas não tripulados. A Avionics Services estabeleceu profissionalmente a infraestrutura necessária no Aeródromo de Botucatu para se tornar um centro de excelência para sistemas aéreos não tripulados desse porte.

O aparelho é visto como estratégico para as Forças Armadas. Os veículos não tripulados serão fundamentais em um futuro próximo na proteção das fronteiras. Além disso, terá papel fundamental para Defesa Civil, Ambiental e Agrobusiness.

“Nós temos uma demanda muito grande de um veículo não tripulado desse porte. Trazer essa tecnologia para o país pela Avionics é fundamental. Em breve traremos conhecimento para nossa indústria e esperamos que mais produtos como esse possam surgir no mercado”, enfatizou o Vice-Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro da Secretaria Geral do Ministério da Defesa.

O equipamento

avionics-25O VANT “Caçador” é baseado no VANT Heron-1, com atuação mundial em mais de 20 clientes, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI) que já está em uso no Brasil há mais de 5 anos, sendo operado pelo Departamento de Policia Federal, com suporte de manutenção da própria Avionics. A aeronave já cumpriu todos os regulamentos e obteve todas as permissões exigidas pelas autoridades governamentais brasileiras e é/será o único VANT classe 4 nacional.

Dentre as características, o Caçador é um VANT de média altitude e longa duração, capaz de voar mais de 40 horas, a uma altitude de até 30.000 pés e Raio de ação de 1000km.  O peso máximo de decolagem do VANT é de 1.270kg, que lhe permite transportar múltiplas cargas úteis simultaneamente a fim de executar uma variedade de missões.

Além disso, o Caçador inclui um canal de comunicação por satélite em banda larga para permitir que um raio de ação de mais de 1.000 km de sua estação de comando e controle – uma capacidade de grande valor, especialmente em países extensos como o Brasil.

 avionics-20

 A.S. Avionics Services S.A.:

A A.S. Avionics Services S.A é uma empresa brasileira líder no setor aeroespacial com mais de 20 anos de experiência nos mercados civis e militares. A Avionics Services tem se especializado em projetos de desenvolvimento, integração e certificação de sistemas em geral com ênfase em Aviônicos, bem como em pacotes de missões especiais.

A empresa fornece soluções para aeronaves de asa fixa e rotativa, bem como para simuladores. A excelência da Avionics Services decorre de uma experiência comprovada de elevada qualidade e segurança, com altíssima satisfação de clientes.

A Avionics Services é certificada pela ANAC, Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil. Também possui os certificados ISO-9001 e NBR 15100/AS9100. Detém o Certificado de Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa brasileiro.

Israel Aerospace Industries:

A IAI Ltd. é a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel e líder em tecnologia e inovação reconhecida mundialmente, especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas no estado-da-arte no ar, espaço, mar, terra, cyber e segurança nacional.

Desde 1953, a empresa tem fornecido soluções com tecnologia de ponta para o governo e clientes em todo o mundo, incluindo: satélites, mísseis, sistemas de armas e munições, sistemas não-tripulados e robôs, radares, C4ISR e mais. A IAI também projeta e fabrica jatos executivos e aeroestruturas, realiza revisão e manutenção em aviões comerciais e converte aviões de passageiros a configurações de reabastecimento e de carga.