Avenida do novo Fórum começa a mudar visual do Riviera

A primeira etapa da futura ligação da rodovia João Hypólito Martins (Castelinho) com Rubião Júnior já é uma realidade. A avenida de acesso ao novo fórum, construído no Jardim Riviera, já foi completamente asfaltada. O investimento para abertura da nova via ultrapassa os R$ 3 milhões e é fruto de um convênio firmado entre o município e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Economia e Planejamento. Os técnicos agora vão se concentrar na finalização dos projetos que permitirão, na segunda etapa, executar a iluminação do canteiro central, construção de calçadas e ciclovia.

O projeto elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento contemplou a construção de quatro pistas com cerca de 1.700 metros de extensão e 10,50 metros de largura separadas por canteiro central de 8 metros. A nova avenida liga a rotatória do trevo de acesso ? Embraer (sentido Rubião Júnior) até a nova sede do Poder Judiciário. Agora resta pavimentar apenas um pequeno trecho na confluência com a avenida Aeroporto onde será construída uma rotatória para organizar o trânsito na ligação com o Jardim Santa Elisa.

Também já foi concluída a implantação do sistema de iluminação com a instalação de mais de 100 postes nos dois lados da avenida. Atualmente, o trabalho fica por conta da empresa contratada para executar o paisagismo do local. Os canteiros centrais e duas grandes rotatórias que foram construídas receberão 18 mil metros quadrados de grama, além de cerca de 100 mudas de palmeira imperial. Essa etapa deverá ser concluída no prazo de 15 dias.

A nova avenida, a mais larga de Botucatu, aberta em meio a um imenso canavial, ajudará a induzir o desenvolvimento para um dos setores mais carentes da cidade. O impacto para os moradores do Jardim Riviera, Jardim Santa Elisa e outros bairros vizinhos será altamente positivo. Esse novo conceito de sistema viário deverá ser levado para outros lugares onde ainda é possível induzir e planejar o crescimento.