Ato Cívico marca o 158º aniversário de Botucatu

Fotos: David Devidé / Valéria Cuter

As maiores autoridades representativas de Botucatu, estiveram presentes no Ato Cívico em comemoração ao 158º aniversário de emancipação política-administrativo do Município, realizado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, na manhã deste domingo (12). A solenidade do Ato Cívico seguiu os procedimentos normais com o Hino Nacional Brasileiro, canção oficial do Município, hasteamento das bandeiras (brasileira, paulista e municipal) e o prefeito passando em revista as tropas perfiladas da Polícia Militar e Tiro de Guerra.

O orador oficial foi o acadêmico Olavo Pinheiro de Godoy, que fez uma explanação sobre a história de Botucatu. Inicialmente, o orador seria o escritor Francisco Marins que não pode estar presente e encaminhou uma carta enaltecendo a cidade e ao seu ex-colega Hernani Donato, que faleceu no ano passado.

No seu discurso o prefeito João Cury Neto fez uma explanação geral do seu governo elencando as conquistas e prevendo os desafios que terá que enfrentar em seu segundo mandato. “Administramos a cidade sonhando com um futuro promissor dando melhor qualidade de vida ? população, sem nos esquecer daquelas pessoas que contribuíram para fazer do município o que ele é hoje. Sabemos que ainda temos muito que fazer”, disse o prefeito que foi homenageado pelo Grupo de Escoteiros Padre Anchieta (GEPA).

{n}{tam:25px}Homenagem ao Fundador de Botucatu{/tam}{/n}

{bimg:39271:alt=interna:bimg}

Fotos: David Devidé

Antes da realização do Ato Cívico o prefeito João Cury Neto, por volta das 7 horas, no Cemitério Portal das Cruzes acompanhado de outras autoridades, prestou uma homenagem ao fundador da Cidade, capitão José Gomes Pinheiro, depositando uma coroa de flores no jazigo onde estão seus restos mortais.

De acordo com a história, os primeiros sinais do crescimento vieram em 1830, quando fazendeiros decidiram subir a cuesta e povoar as terras ainda desabitadas. Em 23 de dezembro de 1843 – doação de terras para a criação do Patrimônio da Freguesia de Sant’Anna de Botucatu, pelo Capitão José Gomes Pinheiro Veloso, considerada, para efeitos históricos, a data da fundação da Cidade Botucatu.

Em 19 de fevereiro de 1846 – criação da Freguesia do Distrito do Cimo da Serra de Botucatu. Em 14 de abril de 1855 – elevação da freguesia ? categoria de vila e emancipação político-administrativa. Em 20 de abril de 1866 – criação da comarca de Botucatu. Em 16 de março de 1876 – elevação da vila ? categoria de município.