Atendimento à Família é inaugurado no Imperial

A Prefeitura de Botucatu realizou na manhã desta segunda-feira (22), no Parque Imperial, região Oeste da Cidade, a cerimônia de inauguração da Unidade de Atendimento à Família que leva o nome do líder comunitário Antonio Pereira dos Santos, morto em novembro deste ano.

O evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto, vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior; presidente da Câmara Municipal, Ednei Lázaro da Costa Carreira; secretária de Assistência Social, Maria Amélia Sibar; secretário de Governo, Caco Colenci; familiares do homenageado, equipe do Cras Oeste e a população em geral.

O espaço novo está localizado na Avenida Brasil, 263 e é uma extensão de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Oeste. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

O prédio conta com sala de recepção, duas salas de atendimento, duas salas de atividades, cozinha, dispensa e área de serviço. No local serão atendidas as famílias dos bairros Jardim Santa Elisa; Árvore Grande; Jardim Riviera; Vila Real; Parque Imperial; Parque Marajoara e Parque Tupi.

O atendimento na unidade compreenderá a prestação de serviços pela Proteção Social Básica da Assistência Social para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade, por meio de Serviço de Proteção Integral às famílias – PAIF.

No local também será realizado: serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Atendimento no domicilio para pessoas com deficiência e idosos por meio de acolhimento; acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações sócio assistenciais; encaminhamento para rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços de outras políticas sociais; orientação e apoio na garantia de seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica em geral; prevenção das situações de risco no território onde vivem as famílias e indivíduos atendendo suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania. 

 

Expectativa 

Em seu discurso Amélia Maria Sibar, mencionou que mesmo antes da inauguração da unidade a população já estava procurando o local para ser atendida. “Esta unidade será muito importante para as famílias desta região que necessitam dos serviços da Assistência Social. Neste local serão realizadas as oficinas e todos os atendimentos do Cras Oeste. Esta é uma reivindicação antiga dos moradores da região que agora se torna realidade”, comenta.

Na visão do prefeito João Cury Neto, o local será um espaço permanente de diálogo e conversa com a população. “Por meio desta unidade o governo municipal poderá oferecer serviços públicos para estas famílias e assim proporcionar mais qualidade de vida a todos. Essa região da cidade vem sendo transformada aos poucos com a instalação do Shopping e do novo Fórum, além de ser privilegiada do ponto de vista geográfico é também uma das entradas de Botucatu. É papel do governo municipal atender a todos e estar perto dos que mais precisam. A instalação desta unidade é o resultado dos impostos pagos pela população sendo devolvidos em forma de prestação de serviços”, finaliza.