Após três multas por engano, motorista de Botucatu tenta mudar placa de carro

Cidade
Após três multas por engano, motorista de Botucatu tenta mudar placa de carro 01 setembro 2016

motoristaA professora de Botucatu (SP) Sueli Nicolau Boara teve que recorrer três vezes por causa de multas que recebeu por engano. Por isso, ela entrou na Justiça para tentar mudar a placa do seu carro. “Eu gostaria muito de poder trocar essa placa porque desde o ano passado eu estou tento essa dor de cabeça. Então eu estou solicitando a troca de placa judicialmente.”

A placa do seu carro é parecida com a de outro veículo e algumas letras não dão a leitura correta nos aparelhos. Em menos de um ano foram três notificações. “Eu fiz a defesa da autuação e essa defesa foi concedida, então não tive problema nenhum. Mas, nessa terceira autuação não houve resposta. A gente está indo para quatro meses que eu fiz essa defesa e eu não tive resposta. Em vez da resposta veio uma multa”, diz Sueli.

placaA última notificação é do dia 21 de fevereiro desse ano e nessa data, Sueli estava dando aula em Presidente Prudente, mas a infração foi cometida no centro de São Paulo. O carro da professora é bem diferente do que estava andando no corredor exclusivo para ônibus na capital, mas a placa é muito parecida. Na sequência de letras e números só muda a letra O. Enquanto a placa do carro fotografado na ocorrência tem um Q. A diferença é praticamente imperceptível e é justamente este o problema.

O secretário de mobilidade urbana de Botucatu, Rodrigo Fumis, explica que essa confusão é mais comum do que pode imaginar. “As letras Q, D e O são as principais que geram desconforto com os proprietários. São bem parecidas e acabam atrapalhando no processamento dessas informações.”

Como a confusão é grande, nos casos mais extremos, quando o erro é constante, o dono do veículo pode trocar de placa. “Em casos extremos de muitas solicitações, que gere desconforto, o proprietário pode encaminhar uma solicitação ao governo de estado pedindo essa substituição do emplacamento, comprovando a quantidade exagerada de infrações em uma mesma placa”, explica o secretário.

(Fonte: G1)

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento