Alckmin vem a Botucatu consolidar a instalação da Pinacoteca

Na próxima quarta-feira, ou seja, dia 26 de dezembro da semana que vem, ás 10 horas, o governador do Estado, Geraldo Alckmin estará em Botucatu e será recebido pelo prefeito João Cury Neto, para consolidar a instalação da Pinacoteca que irá funcionar no prédio do antigo Fórum, na Praça Rui Barbosa, região central da Cidade. O governador traz para o projeto uma verba de R$ 11 milhões para que as reformas necessárias sejam feitas, mantendo o padrão arquitetônico criado por Ramos de Azevedo.

O convênio entre Município e Estado para que a obra possa ser licitada será assinado em um palanque a ser montado em frente ao Fórum antigo. A previsão é que Botucatu receba nesse dia, autoridades vindas de diferentes cidades de São Paulo para recepcionar a comitiva do governador.

Na agenda do governador também está prevista a inauguração das Avenidas Antônio Jamil Cury e Agostinho Torres, que dão acesso ao novo Fórum de Botucatu que foi construído no Jardim Riviera e deverá entrar em funcionamento para atender a população a partir do dia 07 de janeiro, quando se encerra o período das férias forenses.

Também está prevista que a comitiva de Geraldo Alckmin faça uma visita ao prédio do novo Fórum, viabilizado com verbas estaduais. Na inauguração oficial do prédio ocorrida dia 04 de dezembro último, o governador não pôde estar presente por falta de agenda. Alckmim também poderá visitar, juntamente com o prefeito João Cury, outros pontos da Cidade onde existam obras a serem inauguradas.

“A visita do governador nessa época do ano, mostra o carinho que ele tem pela Cidade. As reformas que estão sendo feitas no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, aliadas a Instalação dessa Pinacoteca, única do interior do estado, vai transformar Botucatu num dos grandes pólos de Cultura do interior paulista”, prevê Cury.

{n}Pinacoteca{/n}

Pinacoteca é um museu que contém um acervo de quadros de pintores nacionais e internacionais, mas geralmente o acervo permanente é focado na arte nacional ou característica artística da região. Costuma também abrigar exposições temporárias, e as vezes a obra de artistas de renome internacional.

É comum também sediar exposições de artistas internacionais e por esse motivos se distingue como uma das principais instituições artísticas do Brasil. A pinacoteca não apenas expõe artistas nacionais e internacionais, como também atrai turistas para apreciação dos quadros

O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo ? produção artística.