Ações para “Operação Verão” foram delineadas

O prefeito de Botucatu João Cury Neto recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (29), o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, para apresentação das ações que compõem a Operação Verão 2014/2015. Ela se estenderá até o final de março, com objetivo de potencializar as ações capazes de minimizar os problemas resultantes do período das chuvas.

A iniciativa ocorre desde o verão 2012/2013 e conta com a colaboração de inúmeras secretarias do Poder Público Municipal além de órgãos ligados à segurança pública e atendimentos de urgência e emergência. 

Entre os serviços realizados estão podas preventivas de árvores, obras de contenção, limpeza, alargamento e aprofundamento da calha de rios, recuperação de pontes, limpeza e desobstrução de bueiros, cadastramento de famílias que ocupam áreas de risco e assistência social. Em caso de alagamentos, desmoronamentos ou qualquer outro desastre natural provocado pelas chuvas basta a população ligar para o telefone 199 (GCM/Defesa Civil).

“A Operação Verão é uma grande rede integrada de prevenção, que monitora dia e noite qualquer situação de perigo provocada pelas chuvas. No verão de 2012/2013, por exemplo, registramos 213 atendimentos, redução de 30% no número de ocorrências relacionadas à chuva. E com novas obras de drenagem urbana, realizadas neste ano, nossa expectativa é diminuir ainda mais essas queixas”, argumenta o coordenador da Defesa Civil.