Acessa São Paulo de Botucatu ganha novos equipamentos

Há duas semanas, os usuários do posto do programa Acessa São Paulo localizado no Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão”, no centro de Botucatu, passaram a utilizar um serviço mais rápido, uma vez que a unidade ganhou novos computadores, teclados e impressora mais moderna.

O programa oferece para a população acesso a novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

Para Alessandra dos Santos Lima, usuária do posto do Acessa São Paulo desde 2007, as melhorias com a troca dos equipamentos são visíveis. “Eu sempre utilizo o Acessa para pesquisar sites como da Previdência Social, processos, concursos abertos e checar meus e-mails e com esses novos computadores estas consultas ficaram mais rápidas”, conta.

Roseli de Miranda Martins, monitora da unidade central do programa em Botucatu, destaca que os novos equipamentos além de trazerem mais rapidez para o acesso a internet, também facilitam para a troca de usuários nas máquinas e as impressões.

“Os nossos serviços mais utilizados são as impressões de antecedentes criminais e currículos e com a nova impressora eles se tornaram mais rápidos. Já na parte de navegação na internet as pessoas usam muito o acesso a redes sociais, checagem de e-mails e busca de informações diversas”, menciona.

A unidade central do Acessa São Paulo este ano já recebeu mais de 242 novos cadastros, 10.837 atendimentos e 1.105 impressões. Em Botucatu, além do posto central do programa existem mais dois postos com máquinas modernas a disposição da população, com acesso ? internet banda larga. São eles: na Subprefeitura de Rubião Júnior e no Poupatempo.

O usuário do Acessa SP pode utilizar os computadores para se inscrever nos principais vestibulares e concursos públicos do País; elaborar e enviar currículos; fazer pesquisas escolares; realizar cadastro para vagas de emprego; além de acessar diversos serviços públicos disponíveis na rede, como emissão de atestado de antecedentes criminais, segunda via de contas de consumo, consulta a tributos e multas de trânsito, inscrição em cursos de capacitação, entre muitos outros.

{n}Sobre o Acessa SP{/n}

O Acessa SP fui instituído em 2000. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 ? s 18 horas. Para se cadastrar, a pessoa deve apresentar RG, Carteira de Trabalho ou de motorista. Os menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável.

O uso dos computadores por menores de 11 anos somente é permitido com a presença de um responsável. Idosos, gestantes e pessoas com deficiência têm atendimento preferencial.

O usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. O uso é ilimitado; ao término do tempo, o usuário pode retirar uma nova senha e aguardar a vez.

{n}Postos em Botucatu{/n}

Centro
Endereço: Av. Santana, 323 – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8 ? s 18 horas

Rubião Jr.
Endereço: Rua João Calônego, 60
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8 ? s 18 horas

Poupatempo
Av. Marechal Floriano Peixoto, 461 – Centro – Botucatu.
Funcionamento: segunda a sexta, das 9 ? s 18 horas, e sábado, das 9 ? s 13 horas.