Abrigos de ônibus trazem informações sobre itinerários

Os abrigos de ônibus de Botucatu começaram a receber adesivos que trazem informações sobre os itinerários das linhas do transporte coletivo. A ausência desse tipo de indicação era uma reclamação recorrente dos usuários, sobretudo aqueles pouco familiarizados com as rotas e os bairros atendidos pelas empresas Stadtbus e Sant´Anna.

Mapas esquemáticos já estão sendo instalados nos principais pontos de embarque e desembarque de passageiros, informando os números das linhas que passam pelo ponto em que o usuário se encontra, além do itinerário resumido que cada ônibus percorre. Acredita-se que mais de 27 mil usuários de ônibus serão beneficiados com a divulgação destas informações. A primeira etapa do projeto prevê a instalação de painéis em 20 abrigos de ônibus espalhados pela Cidade. Até o final de 2013, a meta é atingir 100 pontos.

Além dos adesivos, os usuários do transporte coletivo podem ligar para os números 156 para pedir informações. O site da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (semutran.botucatu.sp.gov.br) também traz a lista das linhas com os itinerários completos percorridos pelos coletivos.

A prefeitura, em parceria com as empresas que operam o sistema de transporte coletivo, também distribui gratuitamente um guia com a tabela dos horários de todas as linhas que servem a Cidade.

“Esse diagrama esquemático é comum em grandes centros e garante modernidade ao sistema, assim como outras ações que adotamos como a instalação dos contadores regressivos e os semáforos com lâmpadas led. Nosso objetivo é colocar Botucatu em um patamar de destaque e garantir a melhoria dos serviços prestados aos usuários”, declara Ferraudo.

{n}Mais novidades{/n}

No mês de março, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana deverá licitar a implantação de GPS em todos os 60 ônibus das empresas Stadtbus e Sant´Anna que operam no sistema de transporte público. Essa inovação que está sendo proposta pelo poder público será tema de análise e aprovação pelo Conselho Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), em reunião marcada para o dia 24 de janeiro, ? s 19 horas, na Casa dos Conselhos.

E a partir da próxima segunda-feira (21), a Prefeitura aplicará um questionário aos usuários do transporte coletivo para avaliar a qualidade do serviço que está sendo prestado na cidade. “Serão quinze perguntas para avaliar itens importantes como pontualidade, limpeza, tempo de percurso a pé, atendimento. Com base nas informações vamos direcionar nossas ações. Começaremos ouvindo os usuários da Stadtbus e logo depois com usuários da viação SantÁnna. A pessoa poderá levar o questionário para responder em casa e depois devolvê-lo para o cobrador”, explica Ferraudo.