Abertos cursos voltados ? pessoas com deficiência

A Prefeitura de Botucatu coloca à disposição das pessoas com deficiência residentes no município, um posto de matrículas para cursos de qualificação profissional oferecidos na região. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da Assessoria em Políticas de Inclusão Social do município.

A partir de agora os interessados podem buscar orientações e fazer suas inscrições diretamente na sede da Assessoria, que funciona no edifício-sede da Prefeitura, na Praça Pedro Torres, 100, no Centro. 

“Temos uma modalidade de cursos oferecidos pelo Pronatec onde a pessoa com deficiência tem prioridade, sem qualquer limitação de renda. Os interessados terão vaga garantida. Com um atendimento diferenciado temos a oportunidade de indicar as pessoas para fazerem cursos profissionalizantes, além de acompanhar seu desenvolvimento profissional. É um avanço importante nesse segmento para o município”, informa o assessor em Políticas de Inclusão, Paulo Malagutte.

Voltado preferencialmente para esse tipo de público, o curso de Promotor de Vendas já está com inscrições abertas. Oferecido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Botucatu terá duração de 160 horas/aula, com início previsto para 6 de outubro. O aluno receberá apoio para transporte e alimentação durante todo o curso. 

A ação é parte do Plano Nacional de Qualificação das Pessoas com Deficiência, que prioriza a entrada de pessoas com esse perfil em cursos técnicos e tecnológicos gratuitos. Além do Senac, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senat (Serviço Social do Transporte) e institutos federais integram a iniciativa nacional. 

“Nossa proposta é aproximar as pessoas com deficiência das oportunidades de qualificação e também do mercado de trabalho. Com esse posto de matrícula para os cursos estamos dando um passo importante nesse sentido”, coloca Malagutte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-1400.