Aberta licitação para reforma completa da Praça Isabel Arruda

Praça Isabel Arruda -  Foto Cesar Culiche (3)Está aberto na Copel (Comissão Permanente de Licitações) da Prefeitura de Botucatu o processo licitatório destinado à contratação de empresa para execução dos serviços de reforma e revitalização da Praça Isabel Arruda, na região central da Cidade. O valor orçado pela administração para viabilizar o investimento é de R$ 555.070,05. O prazo para execução das obras é de 180 dias. Por conta de um ajuste no projeto, a sessão de abertura dos envelopes das empresas interessadas em participar do certame que aconteceria no dia 23 de Maio foi transferida para 05 de Julho, às 14h30, na sala de reuniões da Copel.

Aberta em 1903 para embelezar a Santa Casa de Misericórdia, um dos maiores orgulhos da época, a Praça Isabel Arruda foi perdendo com o passar do tempo muito da beleza que a caracterizou por décadas. A recuperação do prédio do antigo Fórum para abrigar um ramal da Pinacoteca do Estado, localizado nas imediações, também incentivou o governo municipal a investir na remodelação da praça.

Praça Isabel Arruda -  Foto Cesar Culiche (4)Além da substituição da pedra portuguesa por material intertravado permeável, a praça também ganhará piso tátil direcional, rampas de acessibilidade, novos bancos (86), jardineiras (10), lixeiras, bebedouros, playground, dois bicicletários (24 vagas) e áreas de convivência. O sistema de iluminação será modernizado com utilização de lâmpadas mais eficientes e econômicas. As áreas de estacionamento serão preservadas com vagas em 45 graus, com destinação de vagas preferenciais para idosos e deficientes físicos (7), táxis (7), motos (24) e veículos de pequeno e médio porte (29). Também está programada a mudança na mão de direção da Rua José Dal Farra que passará a ter sentido único subindo em direção à Avenida Dom Lúcio, onde será instalado um semáforo.

“A Isabel Arruda será totalmente revitalizada. Enfrentamos ali a mesma dificuldade encontrada na Praça Rubião Júnior. A manutenção do piso de pedras portuguesas é muito difícil. Não temos mais calceteiros para fazer esse serviço. Vamos fazer uma grande reformulação. Nossa intenção é deixá-la no mesmo padrão da Praça Rubião Júnior”, avisa o secretário de Obras, Rafael Athanazio.

A Alameda República do Togo, que corta a Praça Isabel Arruda, passará por modificações e será preparada com toda infraestrutura para, num futuro próximo, acomodar os trailers que hoje ocupam a região central da cidade.

Praça Isabel Arruda -  Foto Cesar Culiche (2)