“Mini-cidade” simula regras de trânsito às crianças

A Secretaria Municipal de Transporte (Semutran), em parceria com a Educação, promove até o próximo domingo (1º) o programa “Na Pista Certa”, da seguradora Mapfre, que visa à conscientização de crianças para um trânsito seguro.

O projeto está sendo executado desde segunda-feira (26), ao lado do Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Mario Covas Junior”, Rua Maria Joana Felix Diniz, nº 1545, Vila Auxiliadora, onde mais de 980 alunos do Ciclo Básico I devem participar das atividades que acontecem das 8 horas às 10h30 e das 14 horas às 16h30, durante toda a semana. No sábado (31) e domingo (1º) o programa será aberto ao público em geral, das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 16 horas.

No local, uma verdadeira cidade de trânsito mirim foi montada para a visita dos alunos, na qual monitores treinados apresentam conteúdos de segurança viária, tais como regras de sinalização de trânsito e convivência, e de valores como solidariedade, respeito, inclusão, gentileza para a segurança e integridade das pessoas.

Além disso, o projeto informa e conscientiza sobre as relações entre transporte privado / coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora, entre outros assuntos.
Primeiramente, as crianças assistem a um teatro didático, e em seguida são encaminhadas para a aula prática, onde, orientadas pelo monitor, guiam bicicletas pelas ruas da cidade mirim, sempre obedecendo às leis de trânsito. Este programa já levou conteúdos sobre segurança viária para quase 30.000 crianças de 6 a 10 anos, desde sua implantação.

Além do projeto “Na Pista Certa”, a Semutran, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem desenvolvido desde 2010 o Programa “Se Essa Rua Fosse Minha” (Editora FAMA), que tem como público alvo alunos dos terceiros, quartos e quintos anos da rede pública e particular. O mesmo é desenvolvido graças ao patrocínio no valor de R$ 70.000,00 da Funenseg (Escola Nacional de Seguros) e já atingiu 7 mil alunos até 2011.

Fotos: Nathaly Silvestre