“Bazar de Natal” do Fundo Social arrecada R$ 5,6 mil

A segunda edição do “Bazar de Natal”, do projeto “Criadores Solidários”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu, foi mais uma vez um sucesso de público e vendas. O evento, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro no salão da empresa solidária Acorse Seguros e, posteriormente, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Central, de 11 a 13 deste mesmo mês, alcançou uma arrecadação de R$ 5,6 mil e a comercialização de aproximadamente 80% dos produtos oferecidos.

O bazar ofereceu ? população botucatuense diversos produtos de decoração natalina como enfeites, jogos americanos, toalhas, aventais, guirlandas, bonecos de natal, bolsas, nécessaires, capas de notebook, sacolas ecológicas, além de delícias de natal.

O objetivo é inserir as pessoas capacitadas pelas oficinas do grupo de costura do projeto no mercado de trabalho, possibilitando a elas a obtenção de renda por meio dos objetos vendidos. Assim, toda a renda arrecadada com as vendas é destinada ? s famílias dos participantes do projeto.

Este ano o Bazar de Natal trouxe uma novidade: produtos de moda praia. Eles foram confeccionados pelas participantes do “Botuáfrica”, projeto que trabalha a arte, moda e design, por meio de oficinas gratuitas de geração de renda inspiradas na cultura africana. No bazar foram comercializadas cangas, chinelos e bolsas de praia com estampas exclusivas.

O projeto, que surgiu em 2010, foi idealizado pela Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas e conta com a parceria do Instituto Botucatu sob a curadoria e coordenação geral de Silvia Sasaoka. Participam dele 40 integrantes do projeto “Evoluir”, do Bairro 24 de maio, e projeto “Pérola Negra”, do Parque Marajoara. Eles produzem roupas e acessórios feitos de tecidos estampados ? mão, baseados na cultura africana e afro-brasileira.

Funcionamento em horário especial para servidores – Atendendo a pedidos, a partir desta quinta (20), a “Oficina de Costura Criadores Solidários” funcionará em horário especial para receber os funcionários da Prefeitura de Botucatu que não conseguiram visitar o “Bazar de Natal” e adquirir as peças artesanais exclusivas. Vale ressaltar que, apesar de ter como foco os servidores municipais, o local estará aberto também ? população em geral.

Os produtos estarão disponíveis no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Central, localizado ? Rua “Dr. Cardoso de Almeida”, nº 825, até o próximo sábado (22), e contarão com descontos especiais. Confira abaixo os horários de atendimento: quinta-feira (20) – das 12 ? s 20 horas; sexta-feira (21) – das 12 ? s 20 horas e sábado (22) – das 12 ? s 17 horas.

{n}Sobre o Criadores Solidários{/n}

O projeto “Criadores Solidários” trabalha na geração de emprego e renda no Município junto ? s comunidades carentes. Lançado em dezembro de 2009, tem como intuito desenvolver a economia solidária em Botucatu, com incentivos e capacitação para o trabalho.

A primeira ação do projeto colocada em prática foi a oficina de “Acessórios”, com o foco voltado para confecções de bolsas, malas, sacolas e nécessaires, e que funciona desde julho de 2011 em um imóvel ao lado do Núcleo Integrado de Atenção ? Proteção Social Básica [Rua Dr. Cardoso de Almeida, 825]. As atividades são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferece toda matéria-prima e cede o espaço físico para a realização da oficina.

Outra ação dos “Criadores Solidários” foi a criação do espaço destinado ? oficina “Cozinha Sabores da Gente” na sede administrativa do Fundo Social [Rua General Telles, 1434]. O local foi equipado com fogão, geladeira, forno micro-ondas e outros equipamentos através de convênio firmado junto ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo [Fussesp], que viabilizou a transferência de recursos financeiros para compra de equipamentos. A iniciativa também conta com parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que disponibilizou outros materiais de cozinha.