“A magia das histórias” é tema da 4ª Semana do Bebê

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) promove a quarta Semana do Bebê de Botucatu entre os dias 1 e 6 de novembro. O tema deste ano é “A magia das histórias”. Como nas edições anteriores, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância, proporcionar informações sobre o desenvolvimento infantil e conscientizar a sociedade para essa fase de formação pessoal da criança.

A primeira atividade acontecerá no sábado (1º de novembro), com o passeio dos Bebês na Avenida Dom Lúcio. A concentração para o passeio será em frente à sede do Fundo Social, a partir das 8 horas, na Rua General Telles, nº1434, no Centro.

Em seguida, às 9 horas, terá início a atividade que segue até a Praça Rubião Júnior. Neste mesmo local, ocorrerá a votação do concurso de fotos das 10 às 12 horas. Na ocasião o público poderá votar na melhor fotografia da exposição, considerando a qualidade da foto, o tema abordado e o enquadramento. Serão disponibilizadas mil cédulas numeradas e personalizadas para a votação. Ao término dos cupons a escolha será encerrada.

A partir das 10 horas, na Praça Rubião Júnior, também serão realizadas atividades para os bebês e seus acompanhantes como contação cênica de histórias e bosque de leitura com ambientação para interação das crianças com os livros.

A abertura oficial da Semana do Bebê ocorrerá no dia 3 de novembro, às 19 horas, no Cine Teatro Nelli, com uma apresentação teatral seguida de palestra ministrada pela Dra. Maria Auxiliadora Gabarra, sobre o tema “A magia das histórias”.

De 3 a 5 de novembro uma extensa programação de atividades em diferentes locais da Cidade abordará o tema de diversas maneiras.

Na terça-feira (4), às 9h30, na Clínica do Bebê,  a Escola do Meio Ambiente (EMA) promoverá a atividade “A linguagem dos Bebês: CUTE” destinada para as crianças e mamães que já passaram por atendimento no local. A Clínica está localizada na Avenida Santana, nº353 no Centro. Informações (14) 3813-8504. 

Na quarta-feira (5), a partir das 19 horas, na Sala de Teleconferência da Secretaria de Educação será realizada uma mesa redonda para discutir o tema da Semana. A Dra. Maria Auxiliadora Gabarra será a moderadora da atividade que também contará com a participação de renomados profissionais de Botucatu e do Estado de São Paulo.

O encerramento das atividades acontecerá no dia 6 novembro, às 19 horas, no Cine Teatro Nelli, com uma celebração religiosa, acompanhada da premiação do concurso de fotos e a nomeação do Bebê do Ano/2014. A primeira criança nascida de parto natural, a partir da zero hora do dia 3 de novembro, será acompanhada por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura (educação, saúde e assistência social) pelo período de um ano.

 

Programação

 

Dia 3 de novembro

Durante todo o dia: atividades relacionadas ao tema nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Munícipio. Informe-se no Cras mais próximo de seu bairro.

 

Dia 4 de novembro 

Durante todo o dia: Nas creches municipais acontecerão atividades relacionadas a leitura e contação de histórias.

 

Dia 5 de novembro 

Durante todo o dia: Atividades relacionadas ao tema nas unidades básicas de saúde do Município. Informe-se na unidade mais próxima de seu bairro.