“2º Tomodati” traz o Japão para o Espaço Cultural

Botucatu recebe a partir desta sexta-feira (28), no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, na Avenida Dom Lúcio, 755, a segunda edição do “Tomodati” – Festival Botucatuense de Cultura Japonesa. O evento é uma realização da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Subsecretaria de Comércio e Serviços em parceria com a Associação Botucatuense de Cultura Japonesa (ABCJ).

As festividades têm início nesta sexta-feira (28), ? s 19 horas, com a abertura oficial do evento. Na sequência haverá a cerimônia do Saquê, apresentação de dança “Kasa Odori” de São Paulo e do grupo ABR-3.
No sábado (29), das 8 ? s 11 horas, acontece festival de karatê e taekwondo, seguido da palestra “Etiqueta ? mesa japonesa” com Lumi Toyoda. À tarde serão apresentadas danças, taiko com um grupo de Santo André e músicas típicas. E a programação do dia se encerra ? s 20 horas com a escolha da Miss Tomodati 2011.

Já no domingo (30), o período da manhã será dedicado ao judô. A partir das 12 horas acontecerão apresentações diversas de Kendô com grupo de Bauru, coral da cidade de Salto, grupos de dança e fechando o evento com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, ? s 20 horas.

Durante todo o evento funcionará diversificada praça de alimentação e haverá apresentações de Cosplay, Card Game, oficina de Mangá, exibição de Animês, oficinas de Origami e Shuji (caligrafia japonesa), exposição de Ikebana e de Bonsai, exposição de gravuras: Ukiyo-e: “Cenas do Mundo Flutuante”, exposição de fotos SESI “Um olhar sobre o Japão” de Pedro Silvestre, área kids grátis, programa “Alimente-se Bem” do SESI com “Oficina de Culinária Japonesa” e muito mais.

{n}Programação completa

Dia: 28 – Sexta-feira {/n}
19 horas – Abertura Oficial do Evento
19h30 – Cerimônia do Saquê
20 horas – Apresentação de Dança: Kasa Odori – SP
21h – Apresentação do Grupo ABR 3

{n}Dia: 29 – Sábado {/n}
08 ? s 11h – Festival de Karatê e Taekwondo
11 horas – Palestra: ” Etiqueta ? Mesa Japonesa ” com Lumi Toyoda
12 horas – Suite Haikai – “ O Dia ”
13 horas – Cosplay
14 horas – Apresentação de Taikô
15 horas – Apresentação de Odori – Grupo da ABCJ
16 horas – Animê e Mangá
17 horas – Músicas Típicas
18 horas – Apresentação de Dança – Grupo Oficina da Dança
20 horas – Miss Tomodati

{n}Dia: 30 – Domingo {/n}
08 ? s 12h – Festival de Judô
12 horas – Apresentação de Kendô – Grupo de Bauru
13 horas – Coral da Cidade de Salto com o Cantor Robson Y. Shinde
14 horas – Grupo de Dança – Ishin Yasukoi Sooran – SP
15 horas – Apresentação Musical – ” Tamie Kitahara e Gabriel Levy ” – SP
16 horas – Apresentação de Taikô
17 horas – Músicas Típicas
18 horas – Cosplay
19 horas – Animê e Mangá
20 horas – Orquestra Sinfônica de Botucatu