Operação Direção Segura prende 4 motoristas embriagados em Botucatu

Polícia
Operação Direção Segura prende 4 motoristas embriagados em Botucatu 25 março 2017

Fotos Acontece Botucatu 

A operação conjunta denominada “Direção Segura”, realizada na noite desta sexta-feira, dia 24, conforme noticiada pelo Acontece Botucatu, prendeu 4 motoristas que estavam totalmente embriagados nos dois bloqueios realizados. O objetivo da operação era justamente fiscalizar e combater o uso de bebidas alcoólicas por motoristas de Botucatu.

O programa integra equipes do Detran-SP, das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica (IML). A fiscalização ocorreu em dois pontos da cidade. O primeiro bloqueio foi na Avenida Vital Brasil, cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco e o segundo, já na madrugada de sábado, foi feito no Largo da Catedral.

As pessoas que foram presas visivelmente embriagadas foram encaminhadas ao plantão policial. Outros 15 motoristas tiveram a CNH recolhida por dirigirem sob influência de álcool acima do permitido. Também foi registrado que 3 motoristas se recusaram a fazer o teste. Nesse caso, de acordo com a nova legislação, tiveram a CNH recolhida e perderão o direito de dirigir por 1 ano, além de do pagamento de uma multa gravíssima que pode chegar a R$ 3mil.

“Os motoristas precisam se conscientizar dos perigos de causar acidentes e mortes no trânsito quando sob efeito de álcool. As fiscalizações continuarão a ocorrer principalmente nas áreas de grande concentração de bares e veículos”, disse o Capitão Alexandre Cagliari, Comandante da 1ª Companhia da PM e que esteve na organização do comando dessa operação.

No total foram feitos 340 testes com o bafômetro nos dois pontos da operação. O programa integra equipes do Detran-SP, das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica (IML). A fiscalização ocorre em vários pontos da cidade. O primeiro local de bloqueio foi na Avenida Vital Brasil, cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco.

“O objetivo principal é educar os motoristas, não estamos utilizando a fiscalização apenas com meio punitivo, mas, estamos demonstrando para a população o perigo de dirigir alcoolizado”, disse Gustavo Soquete dos Reis, coordenador regional do Detran em Botucatu.

Pela Lei 12.760/2012, que ficou conhecida como “Lei Seca”, todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito à ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado. Atualmente o valor da multa nesses casos é de R$ 2.934,70.

Homens da Polícia Civil estavam presentes para agilizar o processo de autuação e prisões, se necessário. “Nossa participação é a atividade de polícia judiciária. O motorista é flagrado dirigindo embriagado, e é levado ao plantão permanente, onde será autuado em flagrante delito por embriaguez ao volante”, explicou o delegado Lourenço Talamonte Neto.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento