Lagarto Teiú é resgatado pela Guarda Municipal em Botucatu

Geral
Lagarto Teiú é resgatado pela Guarda Municipal em Botucatu 05 dezembro 2016

gpa-resgata-teiu-na-vila-mariaNa tarde deste domingo, 04, os guardas civis municipais do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), foram acionados por um morador da Vila Maria em Botucatu para resgatar um animal que estava no quintal da residência. Chegando ao local, os guardas constataram que se tratava de um lagarto de grande porte, conhecido como Teiú. O animal foi resgatado e solto na natureza.

Teiú

O teiú é o lagarto mais comum em cativeiro e pode chagar a 2 metros de comprimento. Costuma frequentar áreas em que os humanos vivem, inclusive as grandes cidades, próximo a terrenos abandonados. Às vezes invade galinheiros para comer ovos e pintinhos. Sua coloração geral é negra, com manchas amarelas ou brancas sobre a cabeça e membros. Os filhotes são esverdeados.

É uma espécie diurna, passando a maior parte do tempo em movimento à procura de presas. Ele costuma encontrar suas presas com a ajuda de sua língua comprida e bífida, ou seja, dividida em duas partes. A temperatura média do corpo do teiú é de 35º C. Por ser um animal de sangue frio, na época de inverno costuma se refugiar em tocas no chão e debaixo de pedras, tanto em natureza quanto em cativeiro. Ele faz isso para tentar manter a temperatura do seu corpo, já que não tem uma temperatura estável, como os humanos, e pode perder calor para o ambiente.

Quando se sente ameaçado, pode ficar imóvel e tentar se camuflar em meio ao ambiente ou fugir rapidamente, fazendo muito barulho.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento