Centro de Mastologia do HCFMB é considerado referência na região

Saúde
Centro de Mastologia do HCFMB é considerado referência na região 24 junho 2016

286858_615541_outubrorosaO Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conta com um serviço de excelência na área de tratamentos e combate às doenças da mama, além de suporte e apoio às pacientes diagnosticadas com algumas dessas doenças.

O Centro de Avaliação em Mastologia (CAM) Prof. Laurival Antônio De Luca foi fundado no HCFMB pelo Profº Dr. Laurival Antônio De Luca na década de 90. Professor Emérito de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), Dr. Laurival fundou o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB em 1971.

Além dos serviços de prevenção, diagnósticos de doenças mamárias, exames de ultrassom, mamografia, biópsia e reconstrução mamária, o CAM conta também com apoio das áreas de oncologia, assistência social, psicologia, radiologia, radioterapia, patologia e medicina nuclear, além de um pronto atendimento, onde a paciente que apresentar qualquer sintoma, ou até que já esteja em tratamento, pode ser atendida imediatamente.

286858_615540_20160226_103412_1O Centro de Mastologia atua no HCFMB com três ambulatórios de atendimento: um, específico para quem tem antecedentes familiares para câncer de mama; o segundo, que trata de doenças mamárias benignas; e o terceiro, que atende pacientes tratados por câncer de mama. Esse ambulatório, considerado o carro-chefe do Centro, atende diversos pacientes que já passaram pelo tratamento, oferecendo todo o apoio necessário para a superação e recuperação, nos casos de pós-operatório.

A Profª Drª Heloísa De Luca Vespoli, coordenadora e filha do fundador do CAM, explica sobre o trabalho do Centro. “A mulher que apresenta suspeita de câncer de mama chega ao centro e, após diversas avaliações e exames, tem entre seu diagnóstico final e início de tratamento uma espera em torno de 30 dias. Nosso atendimento é considerado diferenciado, pois damos todo apoio e amparo à paciente desde o primeiro momento”, diz.

Atualmente, o CAM atende uma média de sete casos novos de câncer de mama por semana, avaliados e discutidos por toda equipe do Centro, e encaminhados cada um ao ambulatório responsável. As pacientes são acompanhadas pelo tempo que for necessário, de acordo com as suas necessidades.

Drª Heloísa destaca a humanização e o acolhimento do serviço. “Nós nos envolvemos com cada caso. O suporte emocional é de extrema importância à paciente, para que o tratamento seja eficaz. Meu carinho e orgulho por esse Centro e por toda a equipe que nos apoia são enormes. Todos os atendimentos são feitos com muito amor e gratidão”, finaliza.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento